Teletrabalho: uma nova experiência no espaço híbrido

Este último ano ficou marcado pela mudança e pela adaptação à mesma. O trabalho, como nós o conhecíamos, foi uma dessas mudanças, que rapidamente passou para o espaço de nossa casa, conjugado com o dia a dia agitado de cada um de nós. 

Mais recentemente, surgiu um novo conceito, o trabalho híbrido. Num dia podemos estar em casa e no outro podemos estar no escritório ou noutro lugar. Mas como conseguimos de facto adaptar-nos a esta nova realidade virtual?

Hoje partilhamos consigo alguns fatores interessantes para que se possa preparar melhor para este novo conceito de trabalho.

1. Principais dificuldades

Em alguns casos, as principais dificuldades podem estar relacionadas com a falta de produtividade ou com falhas na comunicação interna. Noutras empresas, o maior problema pode ser conseguir desenvolver um espírito de colaboração entre equipas, a criatividade ou a inovação.

2. Temas que devem ser abordados

É muito importante abordar temas como a descentralização, a proximidade, a participação e o reconhecimento de todos os colaboradores, quando fizer sentido. Ao discutir e refletir sobre estes assuntos, também o ambiente irá melhorar e a adaptação ao “novo normal” será mais rápida.

3. A inclusão 

O sucesso desta transição deve ter por base a inclusão de todos os trabalhadores, independentemente do nível digital a que está associado o seu cargo.

A formação deve ser igual para todos e as novas ferramentas de trabalho devem ser simples de utilizar, por exemplo, através dos próprios dispositivos móveis, mantendo sempre um elevado padrão de segurança.

4. Custos

O modelo de negócio neste caso, evolui de acordo com as necessidades de mercado, não existindo um investimento inicial. O principal custo será sempre continuar a apostar num processo antiquado e não aproveitar a oportunidade para crescer e investir nesta mudança digital.

A antiga intranet irá dar lugar a um espaço virtual, onde se destaca a produtividade e a criatividade, de acordo com a cultura da organização. 

Ler também: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – Fábrica de Software à sua medida

Deixe um comentário



Copyright 2018 A2it ©  All Rights Reserved